sexta-feira, 20 de outubro de 2023

FREE • Fire and Water [1970]

Artista: FREE
Álbum: Fire and Water
Ano: 1970
Gênero: Classic Rock, Blues Rock
País: Reino Unido

Lançado em 26 de junho de 1970, "Fire and Water" é o terceiro álbum de estúdio da banda de Rock inglesa FREE. Tornou-se o álbum inovador da banda, alcançando amplo sucesso comercial, já que os dois primeiros álbuns de estúdio da banda não tiveram sucesso. Com a "tremenda" aclamação de "Fire and Water" em suas costas, nas palavras do AllMusic, o FREE foi a atração principal do Festival da Ilha de Wight de 1970 com um público estimado de 600.000 a 700.000 participantes e "parecia destinado ao estrelato".

O álbum alcançou a segunda posição na parada de álbuns do Reino Unido, estando listado nela por um total de dezoito semanas. Em contraste, nenhum dos lançamentos anteriores da banda havia chegado às paradas. "Fire and Water" também alcançou a 17ª posição nos EUA.

O álbum gerou o hit característico da banda "All Right Now", elogiado por publicações como AllMusic.com como um "smash de Hard Rock alimentado pelos vocais viscerais e corajosos de Paul Rodgers". A música entrou no top cinco do país natal do grupo, o Reino Unido, e também teve um bom desempenho em outros países europeus, como Áustria, França e Alemanha. "All Right Now" continua sendo uma faixa básica de rádio de Rock clássico.

Do primeiro toque que Simon Kirke dá em um de seus pratos, introduzindo a faixa-título, até a pequena virada que decreta o final da última canção presente no álbum, o clássico-mor "All Right Now", "Fire and Water" exala perfeição em todos os seus aspectos. Como compositores, Fraser e Rodgers estavam no auge, calibradíssimos, dosando a experiência que já haviam adquirido nos lançamentos anteriores e cunhando obras originais, menos calcadas no Blues e mais roqueiras. Instrumentalmente, o grupo também estava na ponta dos cascos. Na estrada desde a formação, a banda moldou suas habilidades e atuava em uma simbiose admirável, destacando as linhas deliciosamente displicentes de Kossoff e as os grooves cada vez mais maliciosos de Fraser. Rodgers então, confirmava cada vez mais seu status como um dos grandes vocalistas britânicos da época, algo que melhoraria ainda mais com o passar do tempo, colocando sua alma em cada palavra e pondo em prática as lições aprendidas com os célebres cantores da Soul Music norte-americana. Isso fica evidente logo na faixa-título, que abre o disco majestosamente e mostra quão entrosados estavam os quatro músicos, que pesam a mão de maneira mais forte que em "Free", também beneficiados por uma produção mais certeira, conduzida pela banda ao lado de John Kelly e de Roy Thomas Baker, que se tornaria célebre por sua parceria com o QUEEN. "Oh I Wept", coescrita por Kossoff, é mais uma a engrossar a lista de belas baladas levadas a cabo pelo grupo, assim como "Don’t Say You Love Me", que fisga o ouvinte pela emoção. Em se tratando de explorar o que de melhor o Blues tinha a oferecer e transformá-lo em algo com a cara do FREE, "Remember" cumpre a tarefa com louvor. Melhor ainda é "Heavy Load", conduzida pelo piano de Andy Fraser e candidata ao posto de uma das melhores canções já cunhadas pelo quarteto. Ainda mais absurda é "Mr. Big", que consegue a façanha de ser o destaque principal de um disco que prima pela perfeição. Tudo nessa canção soa transcendental, desde a bateria simples de Kirke e das palhetadas displicentes de Kossoff aos vocais soberbos de Rodgers. Melhor ainda é a performance deslumbrante de Fraser, que dá uma verdadeira aula ao longo dos quase seis minutos da faixa, inclusive com direito a um solo de baixo em uma época em que isso não era exatamente algo corriqueiro em se tratando de bandas de Rock. O álbum poderia se encerrar com "Mr. Big", mas felizmente a última faixa reservava aquela que se tornaria a música responsável por alavancar o nome do FREE para o resto do mundo, "All Right Now". Sem frescuras, a canção cativa de imediato e faz jus ao sucesso obtido, que levaria o quarteto a se apresentar para um público de 600 mil pessoas no festival da Ilha de Wight de 1970.

Faixas:
01. Fire And Water (3:58)
02. Oh I Wept (4:26)
03. Remember (4:23)
04. Heavy Load (5:18)
05. Mr Big (5:55)
06. Don't Say You Love Me (6:00)
07. All Right Now (5:31)
Duração: 36:00

Músicos:
• Paul Rodgers: vocais
• Paul Kossoff: guitarra
• Andy Fraser: baixo
• Simon Kirke: bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STEPPENWOLF • Steppenwolf 7 [1970]

Artista:  STEPPENWOLF Álbum:  Steppenwolf 7 Ano:  1970 Gênero: Classic Rock, Blues Rock, Psychedelic Rock. Hard Rock País:  Estados Unidos /...